sábado, 30 de abril de 2011

Peregrinos viajam em carroças e a cavalo de Elvas até ao Santuário de Fátima






Um grupo de 25 peregrinos parte na sexta-feira em carroças e a cavalo da aldeia de Vila Boim, no concelho de Elvas, até ao Santuário de Fátima, percorrendo em seis dias cerca de 200 quilómetros.


“O objetivo passa por recuperar uma tradição antiga e recordar os tempos em que não havia carros e as pessoas faziam-se transportar em carroças. Vamos dormir nas carroças e é também no campo que faremos as nossas refeições”, explicou à agência Lusa Luís Lourenço, um dos dinamizadores da iniciativa.

“Temos 14 cavaleiros que fazem a viagem a cavalo e cinco carroças que vão para a estrada, cada uma delas transportando duas pessoas”, explicou.

A maioria dos elementos que integra a peregrinação em carroças até Fátima pertence à Associação dos Romeiros de Vila Boim.
Trata-se de uma associação constituída naquela freguesia do concelho de Elvas com o objetivo de manter viva as tradições rurais de outros tempos.
A partir de sexta-feira e durante seis dias, cinco carroças puxadas por oito cavalos, e com 14 cavaleiros a integrarem a caravana, percorrem cerca de 200 quilómetros, de Vila Boim até Fátima, fazendo uma média de 40 quilómetros por dia. A chegada ao Santuário está marcada para 04 de maio.


Fonte da Informação:http://www.diariodosul.com.pt/index.php/portalegre/7129

Nenhum comentário: