A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva aprovada pela Comissão prevê que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
Muitos carros novos, por moda, ou talvez não, já implementam o sistema de Luzes diurnas, quer seja por LED quer por halogéneo. Apartir de 2011 esses sistemas deverão ser obrigatórios (em carros novos) e em LED.
Muita gente, e principalmente em carros antigos anda a colocar umas fitas de LED azuis compradas nos chineses, ora essas fitas só servem para enfeitar (tipo àrvore de Natal) pois não cumprem sequer os níveis de luminância necessários.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva aprovada pela Comissão prevê que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
Muitos carros novos, por moda, ou talvez não, já implementam o sistema de Luzes diurnas, quer seja por LED quer por halogéneo. Apartir de 2011 esses sistemas deverão ser obrigatórios (em carros novos) e em LED.
Muita gente, e principalmente em carros antigos anda a colocar umas fitas de LED azuis compradas nos chineses, ora essas fitas só servem para enfeitar (tipo àrvore de Natal) pois não cumprem sequer os níveis de luminância necessários.
Fonte: JN online
Nenhum comentário:
Postar um comentário