segunda-feira, 17 de março de 2008

Um pouco de historia e alguma informação sobre esta terra maravilhosa , Foros de Vale de Figueira



A freguesia de Foros de Vale de Figueira faz parte do Concelho de Montemor-o-Novo e foi criada em 12 de Março de 1988, após a divisão da freguesia de Lavre, na qual estava inserida.

A jovem freguesia de Foros de Vale de Figueira ocupa uma área de 265 Km² e, ao contrário do que é normal no Alentejo, tem crescido nos últimos anos. Segundo os Censos de 91 a freguesia possuí a cerca de 1.015 habitantes, estimando-se agora que a população ronde os 1.200.

A própria povoação de Foros de Vale de Figueira é bastante jovem "as primeiras casas remontam a 1910, existe uma pequena história mas vale a pena contar: nesta região haviam uns indivíduos conhecidos por os Singeleiros - e entre 1910 a 1920, começam a retirar as terras que essas pessoas cultivavam, foi nessa altura que eles começaram a adquirir terrenos por aqui, numa zona que então se chamava Vale Figueira. Construíram-se algumas casas mas não houve grande desenvolvimento. A partir dos anos 50 começou então a notar-se algum desenvolvimento por aqui mas, só nos anos 60 é que se notou um maior crescimento. Esse crescimento deveu-se, por curiosidade, à emigração, pois até essa altura as pessoas viviam nos tradicionais Montes Alentejanos, onde residiam cerca de 4 a 5 famílias, com a saída de muitos para o estrangeiro, os que ficaram sentiram a necessidade de se agrupar num único local, sendo esse o início da povoação dos Foros de Vale de Figueira. Com o 25 de Abril há regresso de um grande número de naturais da terra e a partir dessa altura muitos mais procuram os Foros, pois são aqui criadas as condições necessárias à vivência moderna, que não existiam nos montes", explicou Custódio Jacinto Gingão, ex;presidente da Junta de Freguesia de Foros de Vale de Figueira. A agricultura era a principal actividade da freguesia, pois a sua área geográfica é essencialmente agrícola, embora possua pequenas manchas de solo de boa qualidade, a maior parte da sua área é composta por solos pobres para esta actividade, contudo a agricultura chegou a ser a ocupação da maior parte dos habitantes. Com a entrada na União Europeia, a agricultura foi o sector que mais dificuldades registou e que continua a registar, com esse retrocesso, as pessoas de Foros de Vale de Figueira tiveram que se virar para a construção civil, outros empregando-se em vários tipos de empresas e indústrias em Montemor-o-Novo e Vendas Novas, em pequenas empresas nos Foros de Vale de Figueira e na fabricação de Tapetes de Arraiolos.
A construção civil é provavelmente o sector que mais mão de obra emprega, na própria freguesia é notória essa situação, trabalhando cerca de cem pessoas nesta área.
O sector feminino é o mais desfavorecido em termos de emprego, havendo sempre um grande número de mulheres que se encontram desempregadas, outras ocupam-se de trabalhos agrícolas sazonais que, diga-se de passagem, cada vez são menos. Essa lacuna é preenchida de certa forma pela fabricação dos Tapetes de Arraiolos: existe um certo número de mulheres que se dedicam aos tapetes, embora com rendimentos bastante baixos.

testo Retirado do web site : ( http://www.eb1-foros-vale-figueira.rcts.pt/a_nossa_terra.htm )


Actividades Económicas: Agricultura, Pecuária, Construção Civil e Pequeno Comércio.

Gastronomia: Sopa de Carne, Migas Alentejanas, Ensopado de Borrego, Açorda Alentejana,Gaspacho, Filhós, Arroz-Doce, Boronhóis de Abóbora e Pastéis de Grão.

Artesanato: Trabalhos em Cortiça, Madeira e Cestaria.



Colectividades: Foros Vale de Figueira Futebol Clube, Rencho Folclórico de Foros de Vale de figueira, e Assoçiação de reformados de foros de Vale de figueira.



Orago: N.ª Sr.ª de Fátima.






Nenhum comentário: