quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Montemor - o- Novo "Pedra a Pedra"

A Câmara Municipal de Montemor o Novo Fez um video que tem como titulo " Montemor Pedra a Pedra" que retrata todas as obras que foram realizadas e as que estão a ser efectuadas neste momento.

Aqui fica o Video:


Peña Kalimotxo na RTP no Portugal no Coração


Na próxima sexta feira,dia 28 de Outubro o Peña Kalimotxo vai ao Portugal no Coração da RTP.
O Programa vai rializar - se entre as 15:30 e as 18:00 veija esta banda de Lavre que vai animar conserteza o programa "Portugal no Coração" com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira.
Aqui Fica o vidio com uma das musicas deste grupo Espectcular




:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Montem Selvagem inicia periodo de hibernação em Novembro


O Parque Monte Selvagem inicia em Novembro o período de “hibernação”, já habitual, de três meses. Durante Novembro, Dezembro e Janeiro, o Parque estará dedicado a actividades de manutenção e melhorias para um reinício cheio de novidades, em Fevereiro de 2012.

Porque esta pausa não é absoluta, durante os três meses de hibernação, o Monte Selvagem abre as portas a grupos com mais de 20 pessoas, desde que a visita seja previamente marcada e, uma vez aberto nesses dias, receberá qualquer pessoa que apareça: Em Novembro, já sabemos que o Parque estará aberto nos dias 1, que é feriado, e também nos dias 7, 11, 14, 15, 16, 18, 19 e 25. Quem desejar conhecer ou recordar o Parque nos meses de Inverno, deverá sempre consultar previamente o site www.monteselvagem.pt para verificar as novas datas de abertura ao público. Esta informação é permanentemente actualizada, sempre que ocorram novas marcações ou que as condições climatéricas do momento ditem alterações de planos.


Fonte da Informação:
http://www.rnamontemor.net/index.php?option=com_content&task=view&id=8464&Itemid=2

Atendimento pelo Presidente da Câmara nos Foros de Vale de Figueira



O Presidente da Câmara Municipal estará na Junta de Freguesia de Foros de Vale de Figueira, na próxima Sexta Feira, dia 28 de Outubro de 2011, entre as 17 e as 19horas. Com o objectivo de ouvir as suas preocupações,reivindicações,propostas e sugestões, de forma personalizada.


O atendimento será pessoal e para todos os interessados em colocar questões.

Participe Colabore no engrandecimento e na resolução dos problemas na nossa
Freguesia.
Fonte da informação : Câmara Municipal de Montemor o Novo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Inauguração de Obras em Cortiçadas de Lavre dia 23.11.2012


Concentração contra encerramento de Urgências nocturnas em Montemor - o - Novo



O Governo quer fechar as urgências nocturnas em Montemor o novo, ou seja toda a população das freguesias do conselho de Montemor que precirarem de cuidados médicos urgentes tem que se dirigir a Évora. Isto é uma injustiça, por exemplo quem é da freguesia das Cortiçadas de Lavre vai ter que fazer quase 60km para ir ao Hospital caso precise de ir ao hospital durante a noite, isto é mesmo de doidos, como se costuma dizer na gíria " chegamos mais mortos do que vivos". E por isso amanhã, pelas 18h30, vai decorrer em frente ao Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, uma concentração contra o encerramento das urgências no período nocturno. A iniciativa, é encabeçada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo.


Venha participar na Manifestação porque a saúde está em primeiro Lugar!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Alfredo Cunhal Sendim Propriatário da Herdade do Freixo do Meio foi há RTP defender a agricultura biologica

O Sr.Alfredo Cunhal Sendim, propriatário da Herdade do Freixo do Meio cuja a herdade fica nos aredores dos Foros de Vale de Figueira; foi há RTP ao programa Prós e contras defender a ferro e fogo a agricultura biológica e os seus beneficios aqui fica o vidio:




Aqui fica outro vidio de um documentário "Regresso ao Campo" de Paulo Silva da Costa - RTP



Primeiro-ministro anuncia mais meia-hora de trabalho







Primeiro-ministro anuncia mais meia-hora de trabalho e mudança nos feriados
O primeiro-ministro, Passos Coelho, disse esta quinta-feira ao País que se vivem momentos de "emergência nacional", depois de doze horas de reunião de conselho ministros para aprovar o Orçamento de Estado para 2012. O Governo decidiu permitir o aumento em mais meia-hora de trabalho ao sector privado, além da alteração de datas de feriados para aumentar a produtividade.



Fonte da Noticia : http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/passos-anuncia-mais-meia-hora-de-trabalho-e-mudanca-nos-feriados

Multas agravadas para quem não pague taxas moderadoras




As taxas moderadoras vão subir todos os anos ao ritmo da inflação. Para 2012 ainda não há valores. Quem os vai decidir é o ministro das Finanças, e não o da Saúde. Para além da subida, vêm aí multas para quem não paga a tempo as taxas moderadoras. Terá de pagar pelo menos 5 vezes mais do que deve e no mínimo 50 euros. A cobrança das coimas será feita pela própria Direcção-Geral de Impostos, que entra em cena quando o atraso de pagamento ultrapassar os dez dias.

A receita das multas é dividida entre o Estado, a DGCI e as unidades de saúde. O orçamento é de grande austeridade também para os profissionais do sector. Serão dos mais afectados pelos cortes nas horas extraordinárias e no trabalho suplementar, que são aplicados na Função Pública.

Os trabalhadores do Estado vão ter os salários congelados, pelo menos por mais dois anos. E o corte de 5% que Teixeira dos Santos impôs no início do ano não vai ser reposto em 2012.

Os funcionários excedentários também vão ganhar menos. Dois terços do salário durante o primeiro ano no quadro da mobilidade especial e apenas metade a partir daí.

Os rendimentos dos aposentados vão encolher.Quem recebe mais de 485 euros passa a descontar 1 e meio por cento para a ADSE

Está tudo previsto na versão preliminar do orçamento do estado a que a SIC teve acesso, e que também proíbe o pagamento de prémios aos gestores de empresas do Estado ou institutos públicos nos próximos dois anos. As contratações de pessoal também ficam vedadas.

O orçamento faz regra do exemplo dado por Passos Coelho nas viagens oficiais.A partir de agora os membros do Governo e comitiva só têm direito a bilhetes de executiva quando a viagem de avião durar mais que 4 horas. Nas idas a Bruxelas, por exemplo, os ministros vão viajar na classe económica.

Em relação aos trabalhadores que forem para o regime de mobilidade especial vão passar a ganhar apenas dois terços do salário base durante a fase de requalificação. Já depois do primeiro ano na mobilidade, o salário passa para metade.

Acabam os prémios de gestão quer nas empresas do Estado quer nos institutos públicos. Passa a ser proibido contratar pessoal nas administrações regionais e locais e é suspensa a criação de serviços públicos até ao final do próximo ano.

Nas fundações, as transferências do Estado são reduzidas em 30 por cento – ou, 15 por cento, consoante os casos.

Até ao final primeiro semestre de 2012, as autarquias devem reduzir pelo menos 15 por cento do número de dirigentes.

Por violação dos limites de endividamento, as transferências para a Madeira serão, substancialmente, reduzidas.

Em suma, e para além da emblemática redução média de 5 por cento nos salários dos funcionários públicos e o congelamento dos salários durante mais dois anos - havendo ainda margem para "aperfeiçoamentos" que podem passar por reduções adicionais -, os trabalhadores do Estado enfrentam um conjunto de restrições que vão encurtar ainda mais o rendimento disponível das famílias, passando, entre outras, pelas seguintes medidas:

•Redução média de 5 por cento dos salários do setor público aplicada em 2011 irá manter-se em 2012, eventualmente com os aperfeiçoamentos considerados necessários
•Aumento da idade mínima para antecipação da reforma, que passa dos 55 para os 57 anos;
•Racionalização das horas extraordinárias e ajudas de custo, que contribuirá para reforçar o objetivo da redução das despesas com o pessoal;
•Revisão das carreiras ou categorias da função pública que ainda não foram adaptadas ao novo regime de vínculos, carreiras e remunerações;
•Revisão dos suplementos remuneratórios, nalguns casos no contexto da revisão das carreiras e corpos especiais aos quais estejam associados;
•Congelamento dos prémios atribuídos aos gestores, diretores e administradores das empresas públicas, do Setor Empresarial do Estado, dos setores empresariais regionais e municipais e dos institutos públicos até ao fim do programa de assistência económica e financeira;
•Agravamento do corte salarial já existente para os funcionários públicos em situação de mobilidade especial;
•Equiparação dos salários e horas extraordinárias dos médicos e enfermeiros que trabalhem nos hospitais com gestão empresarial, que vão passar a ser equiparados aos dos restantes trabalhadores do Estado;
•Redução de despesas com pessoal na ordem dos 2,6 milhões de euros na área da Cultura
.


Fonte da noticia:

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/oe2012/2011/10/13/orcamento-do-estado-preve-multas-agravadas-para-quem-nao-pague-taxas-moderadoras

Primeiro-ministro anuncia eliminação dos subsídios de férias e de Natal nas empresas do Estado para salários acima de mil euros




O primeiro-ministro anunciou hoje que o Orçamento do Estado para 2012 "prevê a eliminação dos subsídios de férias e de Natal para todos os vencimentos dos funcionários da Administração Pública e das empresas públicas acima de mil euros por mês".

Numa declaração ao país sobre o Orçamento do Estado para 2012, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, Pedro Passos Coelho anunciou que também serão eliminados os subsídios de férias e de Natal "para quem tem pensões superiores a mil euros por mês".

"Os vencimentos situados entre o salário mínimo e os mil euros serão sujeitos a uma taxa de redução progressiva, que corresponderá em média a um só destes subsídios. Como explicaremos em breve aos partidos políticos, aos sindicatos e aos parceiros sociais, esta medida é temporária e vigorará apenas durante a vigência do Programa de Assistência Económica e Financeira", acrescentou.

Passos Coelho referiu que a redução das pensões por via da eliminação dos subsídios de férias e de Natal é igualmente "evidentemente temporária e vigorará durante a vigência do Programa de Assistência" e salientou que o Governo cumprirá o "compromisso de descongelar as pensões mínimas e atualizá-las".




Fonte:

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2011/10/13/primeiro-ministro-anuncia-eliminacao-dos-subsidios-de-ferias-e-denatal-nas-empresas-do-estado-para-salarios-acima-de-mil-euros

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Governo admite extinção de 1.500 freguesias



O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, admitiu que até 2012 poderão ser extintas 1.500 freguesias em todo o país.

«O número de freguesias que vamos ter no final vai resultar de pelo menos 308 debates, feitos ao nível dos municípios, porque este não é um processo fechado», afirmou, citado pela Lusa.

«No final deste processo, poderemos ter uma redução em 1.500. Mas para isso precisamos de ter muita capacidade para ouvir e explicar argumentos», apontou Paulo Júlio, reclamando um objectivo de «racionalidade de gestão» nesta reforma.

Paulo Júlio explicou os motivos desta reorganização do poder local num encontro promovido pela comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, que juntou militantes e autarcas.

Neste distrito, das 290 freguesias existentes, distribuídas pelos 10 concelhos, pelo menos 222 não cumprem os requisitos em função da densidade populacional e distância à sede do município, previstos no Livro Verde da Reforma de Administração Local.

«É um documento suficientemente corajoso para colocar propostas em cima da mesa e suficientemente aberto para ouvir os bons contributos. Todas as propostas de critérios podem ser afinadas, mas sem emoções ou preconceitos», sublinhou.

Por exemplo, das 51 freguesias que integram o concelho de Ponte de Lima, apenas duas, na área urbana, estão dentro dos requisitos definidos, mas mesmo estas poderão vir a ser fundidas.

Das restantes 49, nenhuma cumpre os critérios de população, que neste caso variam entre mínimos de mil habitantes para freguesias de tipologia rural (APR) e os três mil a cinco mil para freguesias urbanas (APU) ou mistas (AMU) em função de distarem mais ou menos 10 quilómetros da sede do concelho.

«Com maior ou menor dificuldades esta reforma é para ser concretizada. No fim disto tudo pretendemos que os eleitos locais tenham melhores condições para gerir o território», rematou Paulo Júlio.


Fonte da informação :
http://www.tvi24.iol.pt/politica/freguesias-extincao-paulo-julio-tvi24/1286426-4072.html

Ladrões assaltam Invisual




O nosso conterrâneo João Vale de Gato foi noticia no Jornal Correio da manhã pelos piores motivos.
O Nosso Conterrâneo residente em Mem Martins, mas aos Fins de Semana vem descansar na sua casa de campo no Monte Courelas da Estrada em Foros de Vale de Figueira; foi assaltado e agredido na Estação de Mem Martins.
O Sr. João Vale de Gato é invisual e mesmo assim os assaltantes não tiveram compaixão e assaltaram - no .
Aqui Fica a entrevista que o correio da Manhã fez ao Sr. João Vale de Gato:


“Bateram-me na cabeça. Fiquei traumatizado”

"Bateram-me muito na cabeça. Fiquei traumatizado". João Gato, 56 anos, invisual, foi agredido violentamente por dois homens, que lhe roubaram a carteira, no passado dia 19 de Setembro, na estação de comboios de Algueirão, em Mem Martins.

A PSP deteve um dos agressores pouco depois do crime, ainda na estação de comboios, o outro foi detido na sexta-feira seguinte. Os ladrões - que estão em prisão preventiva - tinham antecedentes criminais, estando um deles condenado a duas penas de três anos de cadeia.

João Gato foi agredido com um objecto metálico e acabou por ficar sem 45 euros e todo o recheio da carteira roubada. " Já não consigo andar sozinho à noite", confessou o invisual ao CM.

Fonte da Noticia:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/bateram-me-na-cabeca-fiquei-traumatizado

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana do Cidadão Idoso em Montemor - o - Novo

A Semana do Cidadão Idoso decorre em Montemor-o-Novo , dias 13 e 14 de Outubro, no Pavilhão de Exposições da cidade. Os idosos poderão contar com um programa recheado de actividades.








A saber, na quinta feira dia 13, há uma aula de movimento logo pelas 10h30, seguida ás 11h15 de poesia pelo grupo de alunos da Universidade sénior, depois participam também várias instituições com quadras, versos, anedotas e muito mais. Após o almoço, pelas 14h00, há teatro com a ARPI de Montemor-o-Novo. A festa nesse dia, termina com a música de «Kit Carlos» às 14h30. Na sexta, dia 14, há karaoke ás 10h30 da manhã, seguido de jogo do bingo, cantares e dança folclórica pela ARPI, almoço e «Um toque de Magia» com António Espanhol.


Fonte da Noticia : http://www.rnamontemor.net/index.php?option=com_content&task=view&id=8417&Itemid=2

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Presidente da câmara vai ao encontro das populações




No próximo dia 7 de Outubro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, vai promover mais um atendimento à população. Será no Centro Cultural da Maia, para os habitantes das freguesias de Maia e Paião. No dia seguinte, haverá um encontro com a população de S. Cristovão.



Fonte da Informação: Rádio Nova Antena

Problemas com o transporte escolar em Évora



Problemas com transporte escolar em Évora




Alguns alunos de várias freguesias de Évora tiveram problemas, esta segunda-feira, para fazer a viagem de autocarro, que os leva todos os dias à escola. A Rodoviária do Alentejo argumentou que a autarquia não pagou a metade do passe que lhe era devida, mas o presidente da Câmara diz que a situação está resolvida. A empresa de transportes exigiu a compra de bilhete. Os estudantes e os pais já tinham pago a parte do passe que lhes era devida.


Numa das freguesias, os pais acabaram mesmo por tomar uma atitude mais radical, bloqueando o autocarro, enquanto a empresa argumentava que a Câmara Municipal de Évora não estava a pagar os 50 por cento do passe a que é obrigada. A situação desta autarquia é muito difícil, com dívidas acumuladas a vários fornecedores, enquanto está em curso uma auditoria interna para apurar um alegado desfalque no sector das águas. O presidente da Câmara de Évora, já contactado pela TSF, anunciou que vai processar a Rodoviária. Mas José Ernesto Oliveira reconhece que a autarquia tem pagamentos em atraso.Em relação, em concreto, aos passes destes alunos, o presidente da Câmara de Évora garante que já tem o cheque passado.





Fonte da Noticia: http://www.rnamontemor.net/index.php?option=com_content&task=view&id=8396&Itemid=2

Espaço Festa Brava Mês de Setembro e de Outubro




Festa Brava
Este espaço é para quem é realmente um aficionado de Raça







A Família Caetano já se sente incomodada com a exposição feita em público pela concorrente suplente à "Casa dos Segredos", Bruna Vinha, de 21 anos, de Évora, que na semana passada veio a público revelar na revista "Flash" que tinha namorado com o cavaleiro João Moura Caetano.
Paulo Caetano, pai do toureiro e também ele figura grande da tauromaquia, confessou esta manhã ao "Farpas Blogue" que "não é bem este tipo de exposição que nos agrada e não estamos minimamente habituados nem para aí vocacionados...", lamentando sobretudo o envolvimento que tem sido dado em toda esta estória a outras jovens ex-namoradas do filho, nomeadamente a actriz Raquel Guerra e Sara Salgueiro, filha do também cavaleiro João Salgueiro.
"Compreendi, pelo que li na revista 'Flash', que a rapariga pretende protagonismo e quer ser conhecida, é lícito, mas que não o faça à custa do nome de outras pessoas" - diz Paulo Caetano.
João Moura Caetano, entretanto, tem-se mantido recatado e afastado de todos os holofotes. Sexta-feira passada realizou na sua herdade em Monforte uma festa de final de temporada (que para ele foi triunfal), mas cingiu-a à sua equipa profissional e à família, não convidando jornalistas precisamente para evitar qualquer tipo de envolvimento na estória que marcara a semana. Raquel Guerra, actriz dos "Morangos com Açúcar", também antiga namorada do toureiro, marcou discreta presença nessa festa, mas nem sequer apareceu nas fotos que o cavaleiro deu à estampa na sua página do "Facebook.










Fonte da Noticia: http://farpasblogue.blogspot.com/

Receita do Mês de Setembro e de Outubro




Croquetes de Carne











Ingredientes:

200 grs de carne cozinhada
50 grs de presunto
1 chávena de molho bechamel muito espesso
1 ovo
pão ralado
farinha
sal e pimenta
salsa
noz-moscada
Óleo q.b.



Confecção:

Passa-se a carne e o presunto pela máquina de picados.
Junta-se-lhes o molho bechamel muito espesso e tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada ralada e 1 colher de sopa de salsa picada.
Querendo pode adicionar-se uma gema ao creme.
Depois do preparado completamente frio moldam-se os croquetes.
Passam-se por farinha, depois por ovo batido e por fim por pão ralado.
Fritam-se em Óleo bem quente.
Servem-se sobre um napperon de papel ou guardanapo de pano e enfeitam-se com salsa frita.